domingo, 25 de abril de 2010

A Ortodoxia Protestante




A ORTODOXIA PROTESTANTE
UMA CRÍTICA A NOSSA FORMA DE SER IGREJA

A PRÓPIA PALAVRA ORTODOXIA JÁ E CONTRÁRIO AOS PRINCÍPIOS DO PROTESTANISMO, ORTODOXIA QUER DIZER ABSOLUTA CONFORMIDADE COM UM PRINCÍPIO OU DOUTRINA, INTRANSIGÊNCIA EM RELAÇÃO A TUDO QUANTO É NOVO; NÃO ACEITAÇÃO DE NOVOS PRINCÍPIOS OU IDÉIAS.
ENTÃO POR QUE, ORTODOXIA PROTESTANTE? HOJE PODEMOS DIZER QUE BOA PARTE DAS IGREJAS QUE SE ENTITULAM PROTESTANTES TRAIRAM OS PRINCÍPIOS DO PROTESTANTISMO, POIS OS REFORMADORES NÃO VIAM A REFORMA APENAS NO CONTEXTO ECLESIASTÍCO, COMO AS IGREJAS HOJE VEM; JOÃO WYCLIFF, JOÃO HUSS, SAVANAROLA E TANTOS OUTROS NÃO LUTARAM APENAS POR UMA REFORMA DENTRO DA IGREJA, MAS TAMBÉM FORA DELA.
SÉRA QUE PODEMOS DIZER HOJE QUE A IGREJA PROTESTANTE É UMA IGREJA ATIVA NA SOCIEDADE? OU ELA ESTAR APENAS PREUCUPADA COM SUAS DOUTRINAS? MUITAS INSTITUIÇÕES EVANGELICAS PRESAM, MAS POR SEUS PRINCÍPIOS E DOUTRINAS DO QUE PELAS VIDAS E O BEM DA COMUNIDADE, E ISSO NÃO FERE APENAS OS PRINCÍPIOS PROTESTANTES, MAS O DO PRÓPRIO CRISTIANISMO.
O PRINCÍPIO PROTESTANTE (QUE É A MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO PROFÉTICO) NÃO ESTA RESTRITO ÁS IGREJAS DA REFORMA OU A QUALQUER IGREJA; ELE TRANSCENDE A TODA IGREJA PARTICULAR, SENDO UMA EXPRESSÃO DA COMUNIDADE ESPIRITUAL. ELE FOI TRAÍDO POR TODAS AS IGREJAS, ATÉ MESMO PELAS IGREJAS DA REFORMA, MAS CONTINUA EFETIVO EM TODA IGREJA COMO O PODER QUE IMPEDE A PROFANIZAÇÃO E A DEMONIZAÇÃO DESTRUA COMPLETAMENTE AS IGREJAS CRISTÃS (p.571)
PAUL TILLICH. TEOLOGIA SISTEMÁTICA. 4ª EDIÇÃO SÃO LEOPOLDO: SINODAL, 2002

SABEMOS QUE AO LONGO DA HISTÓRIA DA IGREJA PROTESTANTE, O NOME E O SENTIDO DA REFOEMA SE PERDERAM, E O PRÓPRIO NOME PROTESTANTE HOJE NÃO FAZ MUITO SENTIDO. POIS SE PREDERAM EM UM EMARANHADO DE LEGALISMOS DE COSTUMES E DOUTRINAS. AS IGREJAS EVANGELICAS POR DEFEDEREM TANTO SUAS DOUTRINAS COMO ÀS, MAS CERTAS E, MAS SANTAS ESQUECEM DO QUE FOI DITO POR CIPRIANO DE CARTAGO EM EXORTAÇÃO AOS SEUS FIÉS “UMA ANTIGA TRADIÇÃO PODE SER SIMPLISMENTE UM ANTIGO ERRO.”
ALGUMAS DENOMINAÇÕES EVANGELICAS ESTÃO APENAS PREOCUPADAS COM ASSUNTOS TAIS COMO, AS ROUPAS QUE AS MULHERES USAM, SE OS HOMENS PODEM USAR BARBA, BIGODE OU CAVANHAQUE E POR AI POR DIANTE, E AS DENOMINAÇÕES VEM ESSAS COISAS COMO “IMPORTANTISSÍMAS PARA DEUS.”
E OUTRO PROBLEMA É REPRESSÃO DA MULHER, SENDO, POIS A LIDERANÇA DESSAS DENOMINAÇÕES MASCULINA AS MULHERES SÃO AS QUE MAIS SOFREM, POIS SÃO PROIBIDAS DE MUITAS COISAS, ATÉ DE SEREM ORDENADAS PASTORAS, COMO SE FOSSEM MENOS CAPAZES QUE OS HOMENS. SER PROTESTANTE ME DESCULPEM, MAS NÃO TEM NADA A VER COM ISSO, SER PROTESTANTE É TER O ESPIRITO PROFÉTICO QUE MUITOS REFORMADORES TIVERAM (NEM TODOS) É LUTAR POR COISAS QUE DE FATO VALEM A PENA, NÃO SÓ DENTRO DA IGREJA, MAS TAMBÉM (E POR QUE NÃO DIZER PRINCIPALMENTE) FORA DELA, O CAMPO É O MUNDO E É NO MUNDO QUE FAZEMOS A OBRA DE DEUS.
O ESPIRITO PROFÉTICO É ALGO INDISPENSÁVEL PARA O PROTESTANTE E PARA O VERDADEIRO CRISTÃO, POIS ELE CONSISTE EM LUTAR POR AQUILO QUE É VERDADEIRO, BOM, JUSTO E HONESTO, NÃO PODEMOS DIZER QUE TODOS OS REFORMADORES TINHAM ESTE ESPIRITO E NEM QUE TODAS AS IGREJAS DE HOJE O TEM, MAS EU VOCÊ COMO FORMADORES DE OPINIÃO DEVEMOS SER A DIFERENÇA NA BUSCA DESSE ESPIRITO REFORMADO, PROFÉTICO E ACIMA DE TUDO CRISTÃO; LUTAR POR UMA SOCIEDADE, MAS JUSTA, LUTAR PELOS DIREITOS DOS MENOS FAVORECIDADES É TAMBÉM REALIZAR A OBRA DE DEUS, NÃO PODEMOS NOS ENCLAUSURAR DENTRO DE NOSSAS IGREJAS E FECHAR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE NOS CERCA, PARA UM MUNDO QUE PRECISA DE PESSOAS QUE LEVEM A LUZ ATRAVÉZ DA VERDADE QUE É CRISTO JESUS, ESTE QUE LUTOU POR UM MUNDO MELHOR É QUE ATÉ HOJE LUTA ATRÁVEZ DAQUELES QUE TRANSFORMAM O MUNDO ATRAVÉZ DA RENOVAÇÃO DE SUAS MENTES; PODEMOS DIZER SEM MEDO DE ERRAR QUE AS IGREJAS QUE SE DIZEM CRISTÃOS, ESTÃO MUITO DISTANTE DO QUE CRISTO É, E O, MAS INTERESSANTE É QUE AO LONGO DA HISTÓRIA A IGREJA GANHOU DONOS, DONOS ESSES QUE DIZEM QUEM PODE OU NÃO FAZER PARTE DA IGREJA DE CRISTO, QUEM PODE OU NÃO SER BATIZADO, JESUS DISSE “AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERAM CONTRA A MINHA IGREJA”, MAS QUANDO A IGREJA É DE HOMENS? CONTODA CERTEZA PRECISAMOS REPENSAR A FORMA DE SER IGREJA, POIS O NOSSO MODÉLO NÃO SERVE.
SER REFORMADOR MUITAS VEZES IMPLICA ENTER QUE REFORMA A PRÓPIA REFORMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário