quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DESDIGO O QUE DISSE!




No dia 19/01/14 assisti no programa De frente com Gabi a entrevista com o padre Fábio de Melo, ótima entrevista por sinal. O que me chamou a atenção foi a frase dele “Jesus queria o Reino de Deus, mas nós demos a Ele a Igreja”. Vibrei! Me parecia a leitura de alguém que queria avançar em questões teológicas/religiosas.

Entra então o porém, a frase especifica causou um reboliço entre os comuns da igreja católica. O padre se viu obrigado a emitir uma nota no seu site se retratando, assim está uma parte dela: “Eu assumo que errei ao usar a expressão. Eu não estava numa sala de aula, lugar onde a Ortodoxia convive bem com a dialética. Não considerei que muitos telespectadores poderiam não entender o contexto da comparação. E por isso peço desculpas. E junto às desculpas, faço minha retratação. Nunca tive problema em assumir meus equívocos. Usei uma expressão que carece ser contextualizada com outras explicações, para que não pareça irresponsável, nem tampouco herética”. Pode-se ver todo o texto no site - http://www.fabiodemelo.com.br/.

Se no início vibrei, agora lamento. Deus me livre e guarde de uma teologia ambígua, uma para o clero outra para o povo. Quando escuto de líderes/pregadores que há “coisas” que não se devem dizer na igreja penso que os membros/fieis das igrejas são tratados como uma subclasse intelectual. Parece que o que se estuda nos livros e seminários são segredos. Temos a nossa caixa de Pandora. O discutir, o conhecer parece que faz mal. Uma fé que não pode ser confrontada é medíocre.

A retroação do padre Fábio de Melo revela que o poder, o status é melhor que a convicção. Se, como ele diz, os telespectadores não poderiam entender o contexto da comparação, então, que as explique. Um dilema me toma: não sei se as pessoas gostam de serem conduzidas assim – inertes e alheias, ou se é mais convenientes aos líderes não mexer no que está quieto!

Ronaldo Temudo

4 comentários:

  1. Posso provar que a expressao usada pelo Pe Fabio eh verdadeira ,e que foi abandonado por STATUS ,mas tenho plena convicçao e prova que Jesus queria mesmo o REINO..

    ResponderExcluir
  2. Posso provar que a expressao usada pelo Pe Fabio eh verdadeira ,e que foi abandonado por STATUS ,mas tenho plena convicçao e prova que Jesus queria mesmo o REINO..

    ResponderExcluir
  3. Posso provar que a expressao usada pelo Pe Fabio eh verdadeira ,e que foi abandonado por STATUS ,mas tenho plena convicçao e prova que Jesus queria mesmo o REINO..

    ResponderExcluir
  4. Posso provar que a expressao usada pelo Pe Fabio eh verdadeira ,e que foi abandonado por STATUS ,mas tenho plena convicçao e prova que Jesus queria mesmo o REINO..

    ResponderExcluir