sexta-feira, 2 de abril de 2010

Jesus o incomprendido




“Jesus o Incompreendido”
Uma soteriologia para o agora!

Jesus é o homem mais incompreendido que conheço, se o homem de Nazaré teve uma falha, a falha foi essa: não se fazer compreender. Jesus não foi compreendido por seus discípulos enquanto estava vivo e continuou sendo depois de sua morte e ressurreição. Como nenhum dos discípulos tinha total certeza do que esse tal de Jesus estava querendo, cada um construiu a partir de suas expectativas teológicas um Jesus! Se Jesus não foi compreendido por aqueles que com ele viveram e fizeram parte de seu ministério imagine o que a igreja que se denomina cristã fez com a mensagem desse homem chamado Jesus? O que mais me incomoda é saber que tantos outros ícones de nossa história foram compreendidos como, por exemplo: Gandhi, a sua mensagem foi compreendida; Buda, as pessoas entendem o que Buda queria falar com seus ensinamentos; Che Guevara, todos entendem qual era seus objetivos, até mesmo Hitler, todos entendem qual era os objetivos dele e tantos outros, mas, com Jesus não foi e não é assim.

Um dos pontos principais da mensagem de Jesus que para mim é o mais distorcido, é sobre a salvação e o reino de Deus, para muitos o reino de Deus só poderá ser vivido plenamente na outra vida e isso será a salvação, só posso viver no máximo alguns lapsos desse reino, mas, Jesus queria nos mostrar que era possível e é possível viver plenamente a salvação nessa vida. O reino de Deus não é para outra vida mais para essa, as pessoas estão vivendo como se essa vida fosse uma prisão e esse corpo é o que de pior existe em todo o universo e que a salvação que Jesus estava propondo era à libertação desse corpo e desse mundo, pois na outra vida tudo será muito melhor, que não precisamos nos preocupar com a realidade que vivemos se sou pobre “beleza’ na outra vida só terei tudo do bom e do melhor, pra que se preocupar em mudar a minha realidade? Se essa vida é passageira ou como muitos dizem nem desse mundo eu sou! Precisamos entender que Jesus não veio nos salvar desse mundo ou que a salvação é algo para vivenciarmos na outra vida, Jesus queria que vivenciássemos a salvação nessa vida, por isso a salvação é algo maravilhoso e verdadeiro, essa salvação não pode ser apreendida por religião, por grupos, não são os homens que a liberam ela não é propriedade de seu ninguém ela é para todos os homens.
Mas a grande questão é: Jesus nos salva de que?
Jesus veio nos salvar, curar dos males que nós mesmos criamos para nós, das prisões que são nossas convicções , do medo que temos de nós mesmos, do que desejamos, sentimos, pensamos as nossas dúvidas, ele veio nos salvar das máscaras que usamos, pois não conseguimos nos aceitar como seres humanos, e por isso criamos uma série de personagens e esses personagens nos impedem de viver verdadeiramente.
Jesus “disse” certa vez que veio para que tivéssemos vida e vida em abundância e não compreendo que essa vida não seja o agora! Essa vida, uma vida de verdadeiros sentimentos, essa é a salvação, é viver os sentimentos verdadeiros sem medo e sem restrições.
A igreja precisa acordar da ilusão de se achar dona da salvação, vivendo uma ilusão, imaginando que a única forma das pessoas se encontrarem com a salvação é por meio dela, a igreja também precisa entender que a vida eterna e salvação são coisas diferentes e compreender que Deus nunca se prendeu as paredes da igreja ou de suas teologias, Deus nunca precisou que os cristãos o levassem para outros povos, pois Deus já está lá, há pessoas que já encontraram a salvação fora da igreja cristã, e estão vivendo uma verdadeira espiritualidade que muitos que estão na igreja não vivem.
A salvação que Jesus traz, liberta o homem dos conceitos que nós criamos sobre Deus, ação de Deus sobre o próprio Jesus, essa salvação nos faz compreender que a voz de Jesus ecoou em lugares onde nunca se ouviu falar desse homem Jesus, essa voz que ecoou muito antes dele falar, essa voz que chegou com diferentes nomes a diferentes homens, mas com a mesma verdade, a verdade da salvação que atinge todos os homens e o homem todo agora.

Autor: Vandeci Junior
Estudante de teologia-
STBAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário